Óleo de Melaleuca: saiba os benefícios e para que serve esse produto tão desconhecido

Apesar do nome difícil, e que muita gente confunde, é bom passar a decorá-lo. O óleo de melaleuca deve ser o seu novo amigo da saúde a partir de hoje por inúmeros motivos que serão detalhados nesse artigo.

Assista a esse conteúdo em vídeo, se preferir:

 

Origem da Melaleuca

A planta melaleuca alternifolia, que brota da Árvore do Chá, muito comum na Austrália, era utilizada há centenas de anos pelos aborígenes australianos, principalmente por suas propriedades antifúngicas, antissépticas e antibióticas. Os aborígenes usavam sobretudo a planta de maneira macerada em queimaduras e feridas. E usavam os lagos e pântanos que as suas folhas caíam para tomar banhos de relaxamento. Cultivada agora na Ásia, Europa e América do Sul, e com milhares de estudos científicos sobre a planta, sabe-se que ela é muito mais do que isso e passou a ter uma relevância muito maior nos tratamentos de saúde.

 

Benefícios do óleo de Melaleuca

  1. Combate à caspa e faz uma limpeza total do couro cabeludo: Hoje existem linhas de shampoo com o nome “Tea Tree”, que é a árvore da melaleuca. Esses shampoos são capazes de evitar o ressecamento do couro cabeludo e ainda fazem uma limpeza dos resíduos, desobstruindo os fios para crescerem fortes e saudáveis. Você pode pingar algumas gotas do óleo de melaleuca no seu shampoo favorito também.
  2. Alívio de infecções respiratórias: o óleo não é apenas refrescante, ele age combatendo fungos e bactérias. Em casos de sinusites e resfriados, você pode inalar os vapores do óleo com um pouco de água e ele ajudará na desobstrução de vias respiratórias.
  3. Combate à acne: Lá na Austrália, origem da Tea Tree, estudos mostraram que uma solução de 5% do óleo de melaleuca é um ótimo tratamento para a acne, e não descama a pele como outras substâncias fazem. Apesar de ser um antibiótico e antisséptico muito forte, ele é suave para a pele, e consegue reduzir as bactérias sem agredir tanto a pele.
  4. Combate a candidíase:  Outra pesquisa australiana comprovou que o óleo de melaleuca é capaz de eliminar o fungo causador da candidíase. Inclusive alguns banhos terapêuticos semanalmente podem ajudar a tratar e evitar novas infecções.
  5. Alívio das dores musculares: as propriedades anti-inflamatórias do óleo o tornam um poderoso aliado ao combate das dores musculares, estimulando o fluxo sanguíneo para a área específica, acelerando a cicatrização e aumentando a taxa de novos tecidos e crescimento celular.
  6. Combate afta, gengivite e tártaro: Usando como enxaguante bucal, o óleo de Melaleuca é capaz de combater microorganismos que causam placa, as inflamações na gengiva e o tártaro. É capaz até de tirar manchas causadas pelo tabaco, no caso dos fumantes. Ele mata as bactérias na boca e reduz a dor e irritação devido a suas propriedades antibacterianas. Você pode bochechar uma gota de óleo em dois copos de água morna.
  7. Protege as unhas: o seu efeito antisséptico é bem forte, agindo nas infecções por bactérias e fungos que se alojam nas unhas. Você terá unhas lisinhas e sem manchas, inclusive o óleo pode ajudar na regeneração de unhas deformadas.

 

 

Efeitos colaterais do óleo de Melaleuca

Em peles sensíveis pode ocorrer dermatite, e por esse motivo o ideal é testar o óleo em uma pequena parte da pele anteriormente. Cuidado com altas concentrações do óleo melaleuca quando usar na pele, pois pode causar ressecamento. Uma importante recomendação: você não deve ingeri-lo!

Atenção: antes de iniciar qualquer tratamento ou fazer uso de qualquer produto relacionado à saúde, consulte um profissional de saúde antes. Esse blog tem caráter informativo.

Onde comprar óleo de Melaleuca

Opções de compra (clique no produto para abrir a página):

  1. eVitamins

oleo de melaleuca

2. iHerb

oleo de maleleuca

Esse blog tem caráter apenas informativo. Antes de utilizar qualquer suplemento ou iniciar qualquer tratamento, sempre consulte um profissional de saúde. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.
Tags: , , , , ,
Rolar para cima